Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Cáritas Paroquial de Louveira realiza atividades no Bairro Santo Antônio desde 2004, para a promoção e articulação da comunidade local. Ao longo dos anos as ações foram sendo ampliadas em 2015 a Cáritas estabeleceu parceria com a Prefeitura Municipal de Louveira através de convênio para a continuidade do Projeto Social nomeado “Criança Feliz Mundo Melhor”, tal projeto tem o caráter de promover o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças de 06 a 12 anos ofertando oficinas de Esporte, Desenho, Jogos e Brincadeiras.

A implementação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – S.C.F.V – justifica-se pela característica de comunidade que tem grande adensamento demográfico, o alto número de família vulneráveis, situações de riscos sociais e fragilidades de vínculos, bem como a dificuldade de acesso a serviços pela distância ao Centro.

O S.C.F.V desenvolve atividades no território de vulnerabilidade social para crianças, com intervenção social planejada e permanente, contribuindo no desenvolvimento de políticas públicas municipais na área de assistência social, referenciados pelo CRAS Santo Antônio, atuando na Proteção Social Básica.

As intervenções direcionadas tem um caráter preventivo e proativo, na formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos seus interesses, demandas e potencialidades por grupos de ciclos etários. As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem sociabilidade na prevenção de situações de risco social.

A metodologia considera a contextualização da realidade, respeitando os diferentes estágios de compreensão, sensibilização e adesão aos processos através da participação e do diálogo construtivo das decisões, opção pelas pedagogias que viabilizam processos de formação da consciência crítica e que considerem a necessidade de desconstrução de saberes e práticas que reproduzem as diversas formas de dominação de desigualdade e de exploração insustentável da natureza! “Documentos Cáritas Brasileira”.

Objetivo Geral: Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade.